Carregando...

Gestão do Conhecimento na Segurança e Tecnologia aplicada

  • 30 JAN/17
  • ABSEG
  • Site

Quando pensamos em utilizar as competências coletivas e democratizar o conhecimento focando em resultados e aprimoramento profissional estamos falando em Gestão do Conhecimento (Knowledge Management). Ao aplicá-la na área de segurança conquistamos credibilidade, qualificando, valorizando e contribuindo para sua continuidade, sua memória organizacional e prevenindo perdas e danos.

O conceito de Business Intelligence – BI deve estar presente nesse processo, pois informações armazenadas sem a devida análise e apresentação não trarão resultados. Relatórios gráficos apresentados em Dash Boards online em centrais de controle ou em relatórios executivos são um diferencial.
Sistemas informatizados com aplicativos integrados são aqueles desenvolvidos para gestão de funcionários (Field Service Management – FSM), de incidentes (Incident Management System- IMS), de ativos à distância (Internet Of Things- IoT), entre outros.

O sistema de Gerenciamento de Documentos (GED) permite compartilhar dados como procedimentos, legislação, convenções coletivas entre outros. Assim, relatórios e boletins de ocorrências viram aprendizagem reduzindo a probabilidade de falhas e contribuindo para o sucesso da organização.
Mas compartilhar o conteúdo deve ser tão organizado quanto armazená-lo. Direcionando informações, integrando um Sistema de Gerenciamento e Tecnologia aumentamos a qualidade e disponibilidade das informações para todas as áreas da Segurança, ainda mais com o uso de smartphones, tabletes, aplicativos, telemetria e modernos bancos de dados.

Com uma estratégia bem elaborada de endomarketing e gestores comprometidos e atuantes, barreiras comuns como a resistência ao novo e falta de métodos de análise e avaliação serão facilmente superadas.

Autor: Eytan Magal
Diretor da ABSEG – Associação Brasileira de Profissionais de Segurança


Associe-se à ABSEG

A ABSEG é a principal entidade voltada para os interesses e atividades dos profissionais de todos os setores do segmento de segurança privada no Brasil, e seu maior ativo é o conhecimento de seus associados.

associe-se agora!

vídeo institucional