Carregando...

Dinamarca constroi a cadeia mais “humanizada” do mundo

  • 24 ABR/18
  • Site

Presídio de segurança máxima promete tratar bem seus 250 detentos - e, com isso, diminuir o número de reincidências no crime

A cadeia fica na cidade de Gundslev, a aproximadamente 100 km da capital Copenhagen, e foi construído para receber 250 detentos. É uma cadeia de segurança máxima, mas não tem grades: as celas chegam a lembrar um quarto de hotel, com direito a uma janela grande. As áreas comuns foram projetadas ao estilo escandinavo, com uso de madeira e luz natural.

Não há um refeitório central. Cada grupo de 4 a 7 celas possui um núcleo social, com sala e cozinha na qual os presos preparam suas próprias refeições usando ingredientes que eles mesmos compram na mercearia do presídio (todos os detentos têm que trabalhar, e são remunerados por isso). A cadeia é cercada por muros de 6 metros, e tem mais de 300 câmeras de vigilância.

Segundo o escritório de arquitetura CF Moller, que construiu a cadeia a pedido do governo dinamarquês, trata-se do presídio “mais humano e ressocializador” já construído. A ideia de tratar bem os presos não é novidade na Escandinávia (a Noruega também possui, desde 2010, um presídio “humanizado”), e se baseia na constatação de que, na prática, isso acaba ajudando a ressocializar as pessoas e evitar que voltem a cometer crimes – na Dinamarca, a taxa de reincidência é 27%, metade dos Estados Unidos.

Fonte: https://super.abril.com.br/sociedade/dinamarca-constroi-a-cadeia-mais-humanizada-do-mundo/

Associe-se à ABSEG

A ABSEG é a principal entidade voltada para os interesses e atividades dos profissionais de todos os setores do segmento de segurança privada no Brasil, e seu maior ativo é o conhecimento de seus associados.

associe-se agora!

vídeo institucional

Mais vídeos »