ABSEG apoia Seminário sobre Roubo de Cargas de Produtos Farmacêuticos
- 15 DEZ/17
- Site
No dia 14 de dezembro foi realizado em São Paulo, o Seminário sobre Roubo de Cargas de Produtos Farmacêuticos, promovido pela ANFARLOG – Associação Nacional de Farmacêuticos Atuantes em Logística. O evento, que contou com o apoio da ABSEG, foi composto de palestras de especialistas nas áreas de Segurança Pública, Privada, Operações Logística, Sistemas de Rastreamentos, Risco e Compliance.
O SETCESP – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região, representada pelo Cel. Paulo Roberto de Souza, apresentou os números dos roubos de carga em 2016: no total foram 24.550 ocorrências e R$ 1,360 bilhão de valores subtraídos. A região Sudeste concentra 84,68% dos roubos de carga, São Paulo e Rio de Janeiro são os estados com o maior percentual, 40,48% e 40,18% respectivamente.
Os números de 2017 ainda não foram divulgados, porém a tendência de aumento nacional será por volta de 7% em relação a 2016. Os produtos mais visados são: alimentícios; cigarros; combustíveis; eletroeletrônicos; farmacêuticos; bebidas; têxteis e confecções; autopeças e químicos. Como ação de enfretamento aos roubos de carga está em pauta a criação do Comitê Gestor do Sistema Nacional e o aperfeiçoamento da legislação com agravante penal, cassação do CNPJ das empresas que revenderem produtos oriundos do roubo de carga e a criminalização do uso ilegal do Jammer.
Na sequência, Paulo Rogério Rizzo, apresentou os números da escolta armada no Brasil, com faturamento anual de cerca de R$ 150 milhões e efetivo de 15.000 homens. Enfatizou quais são as obrigações para se obter autorização para execução da Escolta Armada e a espera pelo Estatuto da Segurança Privada, que irá balizar melhor a atividade de Escolta Armada, entre outras relativas à Segurança Privada.
A IBL Logística, através do seu Diretor Paulo Falanga, falou sobre a segurança no transporte de medicamentos de alto valor agregado e a nova divisão criada pela IBL para atender este tipo de transporte com veículos blindados e segurança armada.
A Sensitech, através do seu gerente de Inteligência, Luis Vitiritti, apresentou soluções de rastreadores e medidores de temperatura para o mercado farmacêutico.
Maurício Roncato Pizza, da Libbs Farmacêutica, falou sobre a importância da gestão de riscos e os limites da empresa na investigação de roubos de carga.
O Diretor de Operações do Grupo Elfa, Igor Spreafico, trouxe o cenário dos impactos na distribuição de produtos farmacêuticos decorrentes do roubo de carga, afetando desde a cadeia produtiva, varejo e cliente final.
Rodrigo Klein, CEO da T2 Software, falou da importância do controle e a rastreabilidade de medicamentos em qualquer etapa da cadeia de suprimentos e sobre a utilização de Big Data e Inteligência Artificial, para identificar padrões e apontar anomalias em sistemas e processos garantindo a rápida resposta e efetividade na rastreabilidade.