Como aumentar a cultura de prevenção de perdas no final de ano
- 22 NOV/21
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Um dos grandes desafios da gestão estratégica de prevenção de perdas é garantir que a “cultura não seja devorada no café da manhã”, como diria Peter Drucker.
E quando estamos próximos a datas importantes na economia, como Black Friday e Natal, esse desafio aumenta tão exponencialmente quanto as vendas que acontecem nestes eventos.
Todos na organização devem se lembrar que não existe exceção, quando se fala de Disciplina de Processos. Regras e Premissas existem para serem cumpridas, e não o inverso como popularmente dizem. E isso determina o sucesso (ou não) de uma empresa neste período do ano.
A conscientização deve ocorrer ao longo do ano e reforçada para que não fiquem dúvidas. Novos colaboradores e/ou temporários devem ser orientados com a mesma ênfase do que os mais antigos.
Sendo bem direto, não existe “jeitinho”. Podemos citar alguns exemplos.
Aa regras de Recebimento de Mercadorias devem ser cumpridas: conferência amostral quantitativa, atenção aos Produtos de Alto Risco, atenção ao prazo de validade tolerável, condições de qualidade estabelecidas, entre outros, são pontos de risco e atenção que os colaboradores do setor, sob controle e suporte da Prevenção de Perdas, devem ter atenção redobrada.
A Organização dos Estoques deve ser obedecida e nada de “ah, é final de ano, sempre é uma bagunça, não se preocupe!”. Nada justifica infringir normas e procedimentos, regras e processos.
E isso não se limita a lojas? Centros de Distribuição, Operadores Logísticos, Escritório, todas as unidades de negócio devem seguir os processos que foram definidos pela empresa. E qual a melhor forma de fazer isso? Cultura!!
Problemas irão acontecer? Claro! Mas, não podem ser justificados e a disciplina de processos quebrada, só porque é Natal, nem porque é Black Friday. Infelizmente, o que nos deparamos no dia a dia é o total descaso com as regras, como se nesse período do ano, “tudo fosse permitido”.
E aí, quando passa a turbulência e existe a medição das perdas, todos se conformam e dizem “ah, foi a Black Friday, sabíamos que isso ia acontecer...”.
Reforce a Cultura de Prevenção de Perdas, com as seguintes dicas:
- Em todas as reuniões fale sobre Prevenção de Perdas, sobre cumprimento de processos, sobre os ganhos e benefícios, e como todos devem sempre fazer o que é certo (mesmo quando ninguém estiver olhando);
- Reforce sua argumentação com indicadores históricos: como foi o comportamento das perdas nos anos anteriores e acrescente como todos podem fazer a diferença para um resultado melhor.
- As lideranças devem dar o exemplo! Na execução e nas orientações. Encontrou uma caixa fora do lugar? Arrume! Identificou um procedimento executado da forma incorreta: ensine! Certamente algum liderado está de olho em você!
- Inspire a todos para que tenham Dor e Olhar de Dono.
- Ressalte que sim, existem controles e eles serão aplicados todos os dias, sem exceção. Que existe auditoria, ela acontecerá, e seu objetivo é identificar pontos de melhoria e oportunidade na operação.
- O resultado do final do ano não são somente VENDAS. O que sustenta uma empresa são os LUCROS. E para isso, despesas e PERDAS devem ser controladas, uma vez que:
(+) RECEITA
(-) DESPESAS
(-) PERDAS
(=) LUCROS (ou prejuízos)
As pessoas são a grande chave do sucesso da sua gestão de lucros no final de ano. É nelas que está inserida a cultura e as ações fundamentais de Prevenção de Perdas.
FAÇA O QUE CERTO!
Autor: Prof. Anderson Ozawa – Diretor do Comitê de Prevenção de Perdas da ABSEG, Autor do Livro “Pentágono de Perdas: Transformando Perdas em Lucros”